A comunidade católica em Jartum, capital de Sudão, está experimentando uma significativa expansão embora as dificuldades próprias de viver em um entorno islâmico fundamentalista, informou a organização caridosa internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).
Dom Daniel Marok Kur Adwok, Bispo Auxiliar de Jartum, assinalou durante um encontro com Christian Klyma, chefe de Relações Públicas de AIS na Áustria, que "faz 25 anos havia só um sacerdote em Jartum, e agora temos 121. Nossa Arquidiocese conta com 30 paróquias e 123 centros onde se celebra periodicamente a Eucaristia. Dos 18 milhões de habitantes da Arquidiocese, mais de 900 mil são católicos".
Além disso, a Arquidiocese de Jartum dirige o projeto "Salvar aos que podem ser salvos", que inclui 65 escolas com 33 mil alunos e mil e 50 professores, cujo fim é oferecer uma educação adequada às crianças refugiadas em Jartum e aos procedentes do sul do país.
Em relação com o traslado previsto do seminário de São Paulo a Juba (sul de Sudão), o Bispo disse que se iniciaria "em 2007, começando pelos estudantes de Filosofia". Nestes momentos, sete professores ensinam a 73 futuros sacerdotes.
"A posição de nossa Arquidiocese é forte, devido principalmente ao apoio que Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) veio nos oferecendo nos últimos anos", concluiu o Prelado.