A Associação Médica Cristã (CMA) dos Estados Unidos exortou hoje ao Congresso desse país a apoiar economicamente a investigação de células tronco ou estaminais no líquido amniótico, logo após de conhecer o estudo realizado pelo Dr. Anthony Atala e sua equipe.

Os médicos fizeram este chamado enquanto o Parlamento debate uma lei que permitiria a destruição de embriões para extrair células tronco de embriões humanos. "Exortamos a todos os membros do Congresso a respeitar a vida e maximizar o investimento dos impostos investindo na pesquisa de células estaminais, que não viola a consciência de muitos americanos", explicou o Presidente do CMA, Dr. David Stevens.

Stevens também precisou que "por muito tempo soubemos que a diferença das células estaminais embrionárias, as células estaminais adultas sim provaram ser efetivas no tratamento de pacientes com diversas doenças. Também sabemos faz muito tempo que as células estaminais embrionárias são notavelmente instáveis e tendem a formar tumores".

"Agora sabemos que as células estaminais derivadas da placenta que envolve ao bebê e do líquido amniótico no qual este fica, parecem ter o mesmo potencial regenerador dos tecidos que alguma vez se pensou era exclusivo das células estaminais embrionárias", explicou o Presidente do CMA.

O Dr. Stevens assinalou ter aprendido "que o percurso ético das células estaminais é também o mais efetivo e promissor que existe para elas. Os recursos dos americanos devem ser utilizados para este tipo de investigações que não violam os padrões éticos e não para aquelas que sim destroem embriões humanos".