A agência de notícias AVAN, da Arquidiocese de Valência, informou que esta Arquidiocese será a sede da primeira paróquia espanhola dedicada a São Josemaría Escrivá do Balaguer, Fundador do Opus Dei.

O Arcebispo de Valência, Dom Agustín García-Gasco, visitou nessa terça-feira as obras de construção da nova paróquia, que ocupa uma superfície de 3.200 metros quadrados no bairro valenciano de Campanar.

Está previsto que o templo, cuja primeira pedra foi benta em outubro de 2003 pelo Arcebispo, fique concluído no próximo mês de março.

A paróquia, que contará com elevadores e rampas de acesso para pessoas com minusvalía física, dispõe de uma torre campanário de 28 metros de altura, comunicada por elevador e escada com o porão.

A nave central, de planta quadrada e com capacidade para mais de 400 pessoas sentadas, albergará 8 confessionários. O templo estará presidido por um altar sobre os mistérios de luz do rosário, integrado por cinco quadros, um deles localizado no centro, de seis metros e meio de altura, que estará dedicado ao santo titular e à Eucaristia.

Do mesmo modo, a paróquia contará com uma capela anexa para o culto jornal com capacidade para 150 pessoas, que terá um acesso independente e estará comunicada com a nave central.

A paróquia de São Josemaría de Valência oferecerá programas de formação, ajuda econômica e atenção a imigrantes e famílias sem recursos. Além disso, contará com  Cáritas paroquial, grupos de jovens e uma rede de voluntários.