O Papa João Paulo II assegurou que “a Igreja precisa de  Santos” para renovar a humanidade e esta deve ser ordem que guie aos jovens do mundo em seu caminho à próxima XX Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que se celebrará em agosto de 2005 em Colônia, Alemanha.

“Queridos jovens, a Igreja necessita de autênticas testemunhas para a nova evangelização: homens e mulheres cuja vida tenha sido transformada pelo encontro com  Jesus; homens e mulheres capazes de comunicar esta experiência a outros. A Igreja precisa de  Santos. Todos estamos chamados à santidade, e só os Santos podem renovar a humanidade”, assinalou o Papa na mensagem publicada hoje para preparar o caminho à XX JMJ.

O Papa refletiu sobre o tema do encontro mundial juvenil “viemos adorá-lo" (MT 2,2), “que permite aos jovens de cada continente percorrer idealmente o itinerário dos Reis Magos”, cujas relíquias são veneradas justamente em Colônia.

O Pontífice destacou a importância de velar “em primeiro lugar a preparação espiritual em uma atmosfera de fé e de escuta da Palavra de Deus” para Colônia 2005, com uma participação ativa na Eucaristia.

“Ofereçam também vós ao Senhor o ouro de sua existência, ou seja a liberdade de segui-lo por amor respondendo fielmente a seu chamado!, indicou o Papa e pediu aos jovens ser “adoradores do único e verdadeiro Deus,  reconhecendo o primeiro posto em sua existência”.

“Infelizmente há gente que busca a solução dos problemas em práticas religiosas incompatíveis com a fé cristã. É forte o impulso de acreditar nos falsos mitos do êxito e do poder; é perigoso abraçar conceitos evanescentes do sagrado que apresentam  Deus sob a forma de energia cósmica, ou de outras maneiras não concorde com a doutrina católica”, advertiu.

Por isso, pediu não acreditar “em falaciosos ilusões e modas efêmeras que não poucas vezes deixam um trágico vazio espiritual. Rejeitem as seduções do dinheiro, do consumismo e da violência oculta que às vezes exercem os meios de comunicação”.

Cristo, lembrou, “é a Rocha sobre a qual construir seu futuro e um mundo mais justo e solidário. Jesus é o Príncipe da paz, a fonte do perdão e da reconciliação, que pode fazer irmãos  todos os membros da família humana”.

“Escutar a Cristo e adorá-lo leva a fazer escolhas valorosas, a tomar decisões às vezes heróicas. Jesus é exigente porque quer nossa autêntica felicidade. Chama  alguns a deixar tudo para lhe seguir na vida sacerdotal ou consagrada. Quem adverte este convite não tenha medo de responder "sim" e segui-lo generosamente”, assinalou.

“Quando se encontra a Jesus e se acolhe seu Evangelho, a vida muda e a gente é levado a comunicar aos outros a própria experiência”, escreveu.

João Paulo II lembrou que são muitos os que “ainda não conhecem o amor de Deus, ou procuram encher o coração com sucedâneos insignificantes. portanto, é urgente ser testemunhas do amor contemplado em Cristo”.