A campanha “Missão País”, uma das maiores  iniciativas missionárias católicas juvenis da região, começou em 5 de janeiro passado no Chile com a mobilização de mais de dois mil universitários.

Em 5 de janeiro, os universitários que participam desta viagem missionária de 10 dias, reuniram-se às 14h no Campus São Joaquim da Pontifícia Universidade Católica do Chile para o lançamento do CD da Missão; e em seguida partiram para o Templo Votivo de Maipú, onde participaram de uma Missa  presidida pelo Cardeal Francisco Javier Errázuriz Ossa, Arcebispo de Santiago.

Os cerca de dois mil e 500 jovens partiram, segundo os organizadores, “a dar testemunho de sua fé, abrangendo novamente todo o território nacional em 55 localidades rurais e urbanas”.

“Se trata –explicaram– de uma grande cruzada que une 56 universidades do país e que recebe aproximadamente 150 missionários estrangeiros provenientes de países como Brasil, Argentina, Equador, Cuba, Peru, Bolívia, Uruguai, entre outros”.

“Missão País”, explicam os promotores da mobilização juvenil missionária “tem grande relevância social nacional já que realiza oficinas familiares, visita lares de anciãos, de crianças, cárceres, hospitais ao longo do país e oficinas de capacitação, colocando ao serviço do país as ferramentas profissionais com as que contam os universitários”.

Em janeiro do 2004 mais de mil e 200 jovens saíram a bater as portas em 29 zonas ao longo do Chile. No ano seguinte este número aumentou a mil e 800 jovens distribuidos em 40 localidades desde  Arica a Punta Arenas; enquanto que o 2006 a atividade convocou a quase dois mil universitários.