Durante o extenso discurso que dirigiu esta manhã aos membros do Corpo Diplomático acreditado diante da Santa Sé, o Papa Bento XVI fez menção também aos aspectos positivos dos tempos atuais, entre eles a importância do diálogo interreligioso e a defesa dos direitos humanos.

O Pontífice assinalou que o “quadro preocupante” da fome, o armamentismo e os atentados contra o direito à vida, “não impede de perceber elementos positivos que caracterizam nossa época. Queria mencionar, em primeiro lugar, a crescente tomada de consciência sobre a importância do diálogo entre as culturas e entre as religiões”.

“Convém também considerar como a comunidade internacional tomou consciência cada vez mais, dos enormes desafios do nosso tempo, assim como dos esforços para que se traduza em atos concretos. No seio da Organização das Nações Unidas, o ano passado se criou o Conselho de Direitos humanos, esperando que centre a sua atividade na defesa e promoção dos direitos fundamentais da pessoa, em particular o direito à vida e o direito à liberdade religiosa”.

“No âmbito do desenvolvimento, promoveram-se também diversas iniciativas às que a Santa Sé ofereceu seu apoio, recordando ao mesmo tempo que estes projetos não devem dispensar do compromisso dos países desenvolvidos de destinar o 0,70% de seu produto interior bruto para a ajuda internacional”, adicionou.

“Outro elemento importante –destacou o Papa– é o esforço comum para a erradicação da miséria, que requer não só uma assistência cuja extensão é de desejar, mas também tomar consciência da importância da luta contra a corrupção e a promoção da boa administração”.