Ao presidir o Ângelus com ocasião da Solenidade da Epifania –que em Roma, como em muitos países, não passou para o domingo- o Papa Bento XVI lembrou a natureza e missão universal da Igreja.

Ao explicar a importância da festa da Epifania ou da chegada dos “magos”,  o Santo Padre destacou que nela “começou a realizar-se a adesão dos povos pagãos à fé de Cristo, segundo a promessa feita por Deus a Abraão”

Os Magos são “as primícias dos gentis, chamados também eles a formar parte da Igreja, novo povo de Deus, já não apoiado na homogeneidade étnica, lingüística ou cultural, senão sobre a fé comum em Jesus, Filho de Deus”.

“A Epifania de Cristo, portanto, é ao mesmo tempo Epifania da Igreja, quer dizer, manifestação de sua vocação e missão universal”, adicionou o Papa.

Finalmente, ao recordar que neste dia se celebra a festa da Santa Infância –a iniciativa missionária presente em 110 países-, o Santo Padre alentou aos educadores “a cultivar nos pequenos o espírito missionário, para que surjam entre eles missionários apaixonados, testemunhas da ternura de Deus e anunciadores de seu amor”.