O missionário salesiano espanhol Jesus Molero Sánchez, foi condecorado pelo Rei Juan Carlos da Espanha com a “Cruz Oficial de Isabel a Católica”, como prêmio a seu trabalho evangelizador e educativo.

A condecoração, que foi entregue ao Pe. Molero Sánchez por Delfin Colomé, Embaixador da Espanha na Coréia do Sul, reconhece ao missionário espanhol seu “grande trabalho pela educação dos jovens da Coréia e pela difusão da cultura espanhola”.

O Pe. Molero foi professor de espanhol na Universidade Nacional de Seul, onde pôs em andamento o departamento de Língua e Literatura Espanhola. Atualmente colabora com a Universidade “Sogang”, dos Jesuitas.

O próprio religioso, em uma comunicação enviada aos salesianos de Madri, relata que em julho recebeu um convite do embaixador espanhol na Coréia do Sul para organizar um jantar com a finalidade de celebrar os 50 anos de seu trabalho como missionário no país asiático.

O convite da embaixada se converteu, em realidade, em uma comemoração a este missionário durante o qual lhe outorgou, em nome do Rei da Espanha, a Cruz de Isabel a Católica.

O Pe. Jesus Molero já recebeu vários reconhecimentos e prêmios por seu trabalho a favor da juventude da Coréia, entre outros: uma medalha em 1963 por sua contribuição à educação dos jovens coreanos; a medalha ao mérito civil concedida, em 1988, pelo Presidente da Coréia, a Medalha de Ouro da Cruz Vermelha da Coréia em 2003 e, no mesmo ano, a menção de Cidadão Honorário de Seul, concedida pela Prefeitura da capital coreana.