O Bispo da diocese argentina de Cruz del Eje, Dom Omar Félix Colomé, erigiu este mês de dezembro a nova Sociedade de Vida Apostólica Clerical de San Juan.
A nova Sociedade de San Juan, de direito diocesano, foi erigida durante uma celebração eucarística realizada na Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Vila Dolores, na província de Córdoba.
A princípios de outubro passado foi apresentado em Roma, na Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, um relatório sobre a Sociedade San Juan junto com o pedido para que seja aprovada pelo Bispo. Chegada a resposta positiva, o Bispo procedeu à aprovação canônica.
A Sociedade San Juan tem sua sede central, onde reside o diretor, Pe. Iván Pertiné, na província de Córdoba, na Diocese de Cruz del Eje. Conta além com outras quatro comunidades: uma na cidade de Córdoba, outra em Pilar, província de Buenos Aires, uma em Corvallis, Oregon, Estados Unidos, e uma quarta na cidade de Chieti, Itália.
A Sociedade surgiu a fins da década dos 80, quando um grupo de jovens universitários, chamado "Grupo San Juan", começou a realizar missões populares em distintos povos e cidades da Argentina. Simultaneamente, trabalhavam na evangelização dos jovens, dando aulas em colégios secundários, e organizando retiros e grupos de formação e oração.
Alguns destes jovens experimentaram o chamado ao sacerdócio para continuar com o apostolado.
A finalidade da Sociedade San Juan é "dedicar todas suas energias à nova evangelização tomando como modelo a vida pública do Senhor", segundo o Pe. Pertiné. Esta tarefa evangelizadora se desenvolve em dois âmbitos específicos: os estudantes secundários e universitários; e os profissionais, para formar uma dirigência capaz de transformar a realidade segundo os valores do Reino.