O Papa Bento XVI nomeou como Bispo Coadjutor da Prelatura de Aiquile ao Pe. Jorge Herbas Balderrama, O.F.M., até agora Presidente do Tribunal Eclesiástico de Primeira Instância da Arquidiocese de Cochabamba. O Bispo eleito nasceu em 1 de junho de 1963 em Mizque, Prelatura de Aiquile.
Realizou seus estudos básicos em Mizque e em Aiquile, e os de Filosofia e Teologia no Instituto Superior de Estudos Teológicos (ISET), em Cochabamba. Sucessivamente obteve (recebendo "summa cum sentencie") o doutorado em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma.

Recebeu o hábito franciscano em 2 de fevereiro de 1985; emitiu os primeiros votos na Ordem Franciscana dos Frades Menores em 3 de fevereiro de 1986 e a profissão solene em 12 de agosto de 1989; pertence à Província Missionária Santo Antônio da Bolívia.

Recebeu a ordenação sacerdotal em 27 de dezembro de 1990.

Desempenhou-se na Província Missionária Santo Antônio de 1991 a 2002 como Pároco da Paróquia Santa Ana da Recoleta, em Sucre; de 1999 a 2005 como Mestre dos professos temporais e dos teólogos da Província, em Cochabamba; de 1999 a 2002 como Consultor jurídico da Província; de 1999 a 2005 como Definidor da Província Franciscana; e também de 1999 a 2005 como Secretário para a formação e os estudos da Província Franciscana.

Desde 1999 até hoje é Professor de Direito Canônico no Instituto Superior de Estudos Teológicos (ISET) e na Faculdade de Direito civil da Universidade Católica Boliviana.

Atualmente se desempenhava como Presidente do Tribunal Eclesiástico de Primeira Instância da Arquidiocese de Cochabamba; membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores da Arquidiocese de Cochabamba; Vigário paroquial da Paróquia Mãe da Divina Providência - o Asilo, onde reside até a data.