O Papa Bento XVI nomeou hoje Dom Ricardo Ezzati Andrello, SDB., até agora Bispo Auxiliar de Santiago do Chile, como novo Arcebispo de Concepción.

Dom Ricardo Ezzati Andrello nasceu na Campiglia dei Berici (Vicenza, Itália), em 7 de Janeiro de 1942. Cursou o ensino básico na Escola Comunal de seu povoado e o ensino médio no Colégio Salesiano de Penango (Asti, Itália).

Em 1959 chegou ao Chile e ingressou no Noviciado da Congregação Salesiana, localizado em Quilpué. Ali, em 31 de janeiro de 1961 emitiu a primeira profissão como religioso salesiano. Estudou Filosofia e Pedagogia no Instituto da Congregação, afiliado à Universidade Católica de Valparaíso. Desde 1964 a 1966 ensinou no Liceu Camilo Ortúzar Montt, de Santiago.

Estudou Teologia na Pontifícia Universidade Salesiana de Roma e se recebeu como Licenciado em Sagrada Teologia. Posteriormente estudou na Universidade de Estrasburgo, França, onde obteve a mestrado em Pedagogia Religiosa.

Em 1966 emitiu a Profissão perpétua como religioso salesiano, e em 18 de março de 1970 foi ordenado sacerdote.

Nos anos 1971 e 1972 desenvolveu sua missão pastoral em Valdivia, onde foi responsável pela pastoral do Instituto Salesiano. Entre 1973 e 1977 se mudou para Concepción, onde foi Superior da Comunidade Religiosa e Reitor do Colégio dessa cidade. Em 1978 retornou a Santiago, onde permaneceu até 1983. Neste período foi Diretor do Seminário Maior da Congregação, Conselheiro Provincial, Professor de Pastoral Fundamental na Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Chile, membro e diretor do CEEC (Centro de Estudos e Experiências Catequéticas).

Em 1984 participou do Capítulo Geral da Congregação e foi renomado Superior Provincial dos Salesianos do Chile. Nessa qualidade foi eleito também Vice-presidente de Conferência de Religiosos do Chile.

Em 1990 participou, pela segunda vez, em um Capítulo Geral da Congregação e, ao terminar o período como Superior Provincial em 1991, foi chamado ao Vaticano para colaborar com Dom Francisco Javier Errázuriz, na Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, da Santa Sé.

Em 28 de junho de 1996, o Papa João Paulo II o nomeou Bispo de Valdivia. Foi ordenado bispo nessa cidade em 8 de setembro do mesmo ano, pelo Cardeal Carlos Oviedo, com a participação de quase todos os bispos da Conferência Episcopal do Chile. Seu lema episcopal é "Para evangelizar".

Em 10 de julho do ano 2001 o Papa João Paulo II o transferiu par a Sede Titular de La Imperial e o nomeou Bispo Auxiliar de Santiago.

Em 24 de abril de 2006, a Presidenta da República, a solicitude do Congresso Nacional, promulgou a Lei Nº 20.100 que lhe outorgou a nacionalidade chilena por graça especial. A mesma Presidenta o nomeou membro do Conselho Assessor Presidencial para a Qualidade da Educação.

O novo Arcebispo eleito irá suceder Dom Antonio Moreno Casamitjana cuja renúncia foi aceita por razões de idade.