A peregrinação nacional da Ação Católica, programada de 1 a 5 de setembro em Loreto, espera reunir 70 mil peregrinos que acompanharão a Missa em que o Papa João Paulo II beatificará a três leigos desta associação.

A Missa de beatificação será celebrada no dia 5 de setembro na planície de Montorso. Os novos beatos são o médico e sacerdote Pedro Tarrés y Claret de Barcelona, e os jovens italianos Alberto Marvelli e Pina Suriano.

Os organizadores da concentração nacional assinalaram que os milhares de peregrinos chegarão ao santuário Mariano mais importante da Itália a bordo de dois mil ônibus e 15 trens especiais. Do mesmo modo, esperam a presença de 177 cardeais e bispos.

Estão previstos 180 atos para as cinco jornadas. Além disso, cinco mil famílias em 105 municípios de Las Marcas estão preparados para hospedar aos peregrinos.

No dia 1 de agosto o Papa anunciou, durante a recitação do Ângelus em Castel Gandolfo, sua viagem a Loreto para unir-se "à peregrinação nacional da Ação Católica Italiana”.