Cerca de sete mil pessoas se reuniram nesta manhã na Sala Paulo VI para participar da Audiência Geral com o Papa Bento XVI, que em sua catequese afirmou que só mediante a acolhida do amor como dom do Natal se poderá glorificar a Deus e construir a paz para o mundo.
"Deus é amor absoluto. O Deus que contemplamos no presépio é Deus-Amor. E o único modo de glorificar a Deus e de construir a paz no mundo consiste na humilde e confiada acolhida do dom do Natal: o amor" foram as palavras centrais do Pontífice durante a Audiência.
Respondendo à pergunta sobre a razão do fazer-se homem de Deus, o Papa aprofundou no hino do Glória no qual "os anjos anunciam aos pastores que o nascimento de Jesus é glória para Deus no mais alto dos céus e é paz na terra para os homens por Ele amados".
"O termo ‘glória’ (doxa) –disse- indica o esplendor de Deus que suscita o reconhecedor louvor das criaturas" enquanto que "‘paz’ (eirene) sintetiza a plenitude dos dons messiânicos, a salvação que se identifica com Cristo mesmo".
Terminando com a explicação dos termos o Santo Padre disse que "‘boa vontade’ (eudokia) indica o ‘bem querer’ Deus para os homens" e que "com o nascimento de Jesus, Deus manifestou seu bem querer para os homens".
Mais adiante afirmou que "a glória de Deus se manifesta na salvação do homem" e que "é o amor a razão última da encarnação de Cristo".
Finalmente o Papa leu um resumo de sua catequese em diversos idiomas, entoou o Pater Noster e deu a Bênção Apostólica.