Dom Kay Martín Schmalhausen S.C.V., Bispo Prelado de Ayaviri, em uma das zonas mais pobres do sul andino do Peru, passou o primeiro Natal em sua nova prelatura com uma bem-sucedida campanha de Natal que permitiu levar presentes e anunciar a alegria do Natal a 18 mil crianças.

Graças à realização de uma campanha apoiada pela principal rede de rádio do país, Radio Programas do Peru (RPP), centenas de voluntários das distintas instituições civis e religiosas de Ayaviri, localizada a cerca de quatro mil metros acima do nível do mar, prepararam presentes e cestas de alimentos para doze mil crianças dos arredores da capital da província; além de outros seis mil presentes distribuídos entre os mais pobres da prelatura, que atende espiritualmente a cerca 250 mil católicos.

"O sentido deste esforço é fazer chegar aos mais necessitados, àqueles mais semelhantes ao menino de Belém, o espírito do Natal, que consiste em agradecer a Deus por ter-se feito um de nós e nos ter trazido com isso a paz e a reconciliação", explicou Dom Schmalhausen.

O Bispo elevou além disso suas orações "por todas as instituições e pessoas que contribuíram para que este ano, milhares de crianças desta zona dos Andes do Peru compartilhem a alegria do Natal".

Dezenas de habitantes de Ayaviri agradeceram o apoio da Rádio Programas do Peru e solicitaram publicamente à rádiol incluir Dom Schmalhausen na lista de candidatos a "homem do ano", que a emissora proclama no final do mês de dezembro.