Tanto a Conferência Episcopal da Polônia como a Santa Séde emitiram hoje comunicados respondendo energicamente às acusações sem fundamento lançadas contra o recentemente nomeado Arcebispo de Varsóvia, Dom Stanislaw Wielgus.

O comunicado da Presidência da Conferência Episcopal da Polônia assinala que com relação às acusações lançadas ao Arcebispo Stanislaw Wielgus por parte dos meios de comunicação poloneses –respeito a que teria colaborado com o regime comunista–, a presidência da Conferência Episcopal Polonesa chama a atenção sobre a lesão pública que cometeram ao direito "à boa fama de uma pessoa”.

“A situação que se determinou provoca uma inquietação ainda maior do momento que se criou um grave exemplo de ‘lustração selvagem’ (lustração é o termo técnico para o procedimento de reconhecimento de responsabilidade de colaboração com os órgãos de segurança do regime comunista)”.

Os bispos poloneses esclarecem que “essa situação é especialmente ofensiva no caso de um eclesiástico: efetivamente, o fato de uma conversação de um sacerdote com os representantes dos serviços de segurança comunista não pode por si mesmo testemunhar uma colaboração imoral, dado que não poucas vezes essa conversação era de índole administrativa, ou devia levar-se a cabo por motivos pastorais ou de estudos, com o consenso de seu bispo”.

“Pedimos por isso que se respeite a decisão do Santo Padre Bento XVI, que manifestou sua confiança à pessoa nomeada, confiando-lhe o ofício de Arcebispo metropolitano de Varsóvia”, diz o comunicado.

Expressamos nossa solidariedade com o Arcebispo Stanislaw Wielgus, confiamos a Deus sua pessoa e o novo ministério que desempenha. Confiamos que a confusão criada pelos meios de informação não danifique a atmosfera religiosa e familiar que acompanha as festas de Natal”, conclui a mensagem dos bispos poloneses.

Reafirmação do Vaticano

Por sua parte, em um comunicado mais direto, o Escritório de Imprensa do Vaticano assinala que “quando a Santa Sé decidiu a nomeação do novo arcebispo metropolitano de Varsóvia, teve em consideração todas as circunstâncias de sua vida, entre as que se encontravam as relativas a seu passado. Quer dizer que o Santo Padre tem plena confiança no Arcebispo Stanislaw Wielgus e com plena responsabilidade lhe confiou a missão de pastor da Arquidiocese de Varsóvia”.