O Arcebispo Giovanni Lajolo, Presidente de Governo do Estado da Cidade do Vaticano, presidiu nesta fria tarde romana a cerimônia oficial de iluminação da árvore de Natal, colocada na quarta-feira passada na Praça de São Pedro.
Do ato participaram autoridades religiosas e civis da Calábria, a região italiana que deu de presente neste ano o pinheiro, procedente dos bosques do Parque Nacional de Sila. A árvore mede mais de 30 metros e peso 7 toneladas.
A Árvore se eleva junto ao imponente Presépio atualmente em construção, que será inaugurado na tarde de 24 de dezembro, e que consta de dezessete figuras de tamanho natural. Nove delas correspondem às originais emprestadas por São Vincenzo Pallotti para o presépio da Igreja do Sant' Andrea della Valle em 1842 e as oito restantes se foram acrescentando ao longo dos anos.
Além disso, a província de Trento e a prefeitura do povo trentino de Tesero, contribuíram neste ano com o Presépio de São Pedro com treze personagens esculpidos em madeira e animais, assim como objetos de uso doméstico para a representação da vida cotidiana.
A tradição de colocar um Presépio e uma árvore de Natal na Praça de São Pedro começou durante o Pontificado do João Paulo II, em 1982.