Durante a catequese da audiência de hoje no Vaticano, que teve como tema central o Natal, o Papa Bento XVI fez um chamado a não esperar aos “falsos profetas” que “continuam oferecendo uma salvação ‘barata’ que acaba sempre gerando desilusões” mas “a chegada de Cristo, o único verdadeiro redentor do ser humano”.

Depois de lembrar a espera do povo eleito de um Messias capitalista e vitorioso que, entretanto, culminou na vinda do Salvador nascido “no silêncio e na pobreza mais absoluta", o Santo Padre se perguntou se “a humanidade dos nossos tempos espera ainda ao Salvador?” porque “parece como se muitos considerassem Deus como algo alheio a seus interesses”.

“Aparentemente não o necessitam: vivem como se não existisse ou, o que é pior, como se fora um obstáculo para a realização própria". Inclusive alguns fiéis "deixam-se subjugar por quimeras prometedoras e doutrinas desviadas que propõem atalhos ilusórios para alcançar a felicidade”, explicou o Pontífice diante de uma numerosa audiência na Sala Paulo VI.

E entretanto, sublinhou o Papa, "apesar das contradições, as angústias e os dramas, ou inclusive precisamente por isso, hoje a humanidade procura um caminho de renovação e salvação, busca um Salvador e espera, às vezes sem dar-se conta, a chegada de Cristo, o único redentor verdadeiro do ser humano”.

Para o Santo Padre, "os falsos profetas continuam oferecendo uma salvação ‘barata’ que acaba sempre gerando desilusões. A história destes últimos cinqüenta anos é testemunha da busca de um Salvador ‘barato’ e evidencia todas as desilusões que disso derivaram".

Diante disso, Bento XVI exortou aos cristãos a "difundir com o testemunho de sua vida, a verdade do Natal” que Cristo anuncia a todos. “Nascendo na pobreza do presépio, Jesus deve oferecer a todos a única alegria e a única paz que enchem as expectativas do ser humano”.