O Foro Andaluz da Família concedeu este ano o irônico "Prêmio Herodes 2006" à diretora do Instituto de Mijas que retirou e colocou em sacos de lixo o Presépio feito pessoalmente pelos alunos e com ajuda particular econômica dos professores de religião, alegando que o Presépioo no tempo de Natal "ofendia sensibilidades de não cristãos".
"Com este Premio Herodes 2006 queremos identificar ações contra a infância, como esta, que põem em perigo o futuro de nossa sociedade, construída sobre valores de respeito mútuo, tolerância, diálogo, avaliação da dignidade da pessoa, seu trabalho e sua criatividade", explicou o Presidente do Foro Andaluz da Família, Federico Die.
O Foro Andaluz da Família apóia também o pedido dos pais à Conselheira de Educação para que destitua a diretora por ofensa aos alunos e a suas famílias.
O Presidente do Foro Andaluz da Família acrescentou que a expressão "ensino laico", no texto atual do projeto de Estatuto Andaluz, pode provocar que se repitam estas situações. "O termo laico não aparece na Constituição, é ambíguo, está provocando uma intranqüilidade nas famílias sobre o ensino que receberão seus filhos nos centros públicos, e poderia produzir uma fuga do ensino público, que ficaria em desvantagem competitiva ao reduzir sua oferta educativa em relação aos outros centros educativos de iniciativa social. O texto que será votado no Senado no próximo dia 20, deveria ficar redigido assim: "… O ensino público será não confissional, conforme o próprio caráter do Estado. …", afirmou Die.