Ao receber a delegação da organização judaica B’nai B’rith International, o Papa Bento XVI destacou que cristãos e judeus devem trabalhar juntos pela paz no mundo.

O Pontífice reconheceu que "muito se avançou nas últimas quatro décadas nas relações Judaico-Católicas, e devemos estar agradecidos com Deus pela surpreendente transformação que teve lugar sobre a base de nosso patrimônio espiritual comum". O Papa assinalou que é esta "rica herança de fé a que nos permite não só entrar em diálogo, mas também ser aliados em trabalhar juntos pelo bem da família humana".

"Nosso mundo marcado por tantos problemas precisa do testemunho de gente de boa vontade inspirada pela verdade, revelada nas primeiras páginas da Escritura, de que todos os homens e mulheres foram criados a imagem de Deus (cf. Gn 1:26-27), e portanto possuem uma inalienável dignidade e valor".

Bento XVI destacou além disso que "Judeus e Cristãos estão chamados a trabalhar juntos pela restauração do mundo mediante a promoção de valores morais e espirituais apoiados em nossas convicções de fé. Se dermos um claro exemplo de frutífera cooperação, nossa voz ao responder às necessidades da família humana serão ainda mais convincentes".

Finalmente o Pontífice aproveitou a visita para reiterar sua "firme esperança e oração pela paz em Terra Santa. A paz só poderá chegar se for a simultânea preocupação de Judeus, Cristãos e Muçulmanos, expressa em um genuíno diálogo inter-religioso e gestos concretos de reconciliação"

"Todos os fiéis estão chamados a demonstrar que não são o ódio e a violência, mas sim a compreensão e a cooperação pacífica as que abrirão as portas para aquele futuro de justiça e de paz, que é a promessa e o dom de Deus", concluiu o Papa.