Dois dias de jejum para pedir a Deus paz, segurança e estabilidade no Iraque, é a iniciativa lançada pelo Patriarca da Babilônia dos católicos caldeus, Emmanuel III, Delly, para os dias 18 e 19 de dezembro próximos.

Conforme informa a agência italiana SIR, o Bispo caldeu Auxiliar de Bagdá, Dom Shlemon Warduni, disse por sua vez que "não organizamos nada pois aqui vivemos o dia a dia. Carros bomba, seqüestros e ameaças nos impedem de nos mover e planejar. Mas estou certo de que os presépios e as árvores de natal não faltarão nas casas dos fiéis. Mas não haverá presentes para as crianças. Peço às crianças de todo o mundo que iniciem uma corrente de oração para que os pequenos iraquianos descubram sua amizade e solidariedade".

"No jejum e a renúncia, a gente descobre a profundidade da oração e isto ajuda, especialmente em tempos de necessidade e desespero. O Natal está perto, mas para os cristãos iraquianos será ‘Sexta-feira Santa’ sem Ressurreição", comentou o Prelado.

Do mesmo modo, indicou que durante muito tempo os cristãos foram vítimas da violência. "Nos últimos meses seis sacerdotes foram seqüestrados e dois deles foram assassinados". "Teremos uma reunião com os catequistas mas não sabemos quantos virão, o medo do seqüestro é muito grande", explicou Dom Warduni.