Milhares de peregrinos se reuniram na Praça de São Pedro a pesar do frio de inverno para rezar o Ângelus Dominical com o Papa Bento XVI, que fez um convite aos presentes a anunciar a verdadeira alegria do Natal aos que são "pobres de alegria" porque procuram sua alegria nas falsas promessas do mundo.

Diante dos peregrinos, que incluía milhares de crianças romanos que assistiram levando para sua bênção as imagens do Menino Jesus -os Bambinelli- que colocarão nos Presépios de suas casas, o Pontífice assinalou que "o gozo que a liturgia desperta nos corações dos cristãos, não está reservada apenas a eles: é um anúncio profético destinado à toda ahumanidade"

Fazendo referência ao Terceiro Domingo de Advento, ou "Domingo da Alegria", o Santo Padre exortou a pensar em todos aqueles "pobres de alegria" como aqueles que "vivem o drama da guerra", "tantos doentes e pessoas sozinhas que, além de ser postas a prova no físico, também o são na alma", e "pensemos especialmente naqueles que perderam o sentido da verdadeira alegria, e a buscam inutilmente onde é impossível encontrá-la: na exasperada correria para a autoafirmação e o êxito, nas falsas diversões, no consumismo, nos momentos de embriaguez, nos paraísos artificiais da droga e em toda forma de alienação".

Diante de tais situações o Papa se perguntou e perguntou aos presentes: "Que alegria podem viver? Como será seu Natal?" E respondendo lembrando que "o convite à alegria não é uma mensagem alienante, nem um estéril paliativo, mas profecia de salvação, chamado a um resgate que parte da renovação interior".

"Para transformar o mundo –continuou- Deus escolheu a uma humilde moça e a chamou com esta saudação: ‘Alegra-te, cheia de graça, o Senhor é contigo’. Nestas palavras se encontra o segredo do autêntico Natal. Deus as repete à Igreja e a cada um de nós: Alegra-te, o Senhor está próximo".