O Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, solicitou à Procuradoria Geral de Justiça do Distrito Federal, que notifique os casos que investiga sobre abusos sexuais que teriam sido cometidos por sacerdotes da Arquidiocese, para "colaborar com as autoridades e que se saiba que não haverá impunidade".

O pedido se fez através de uma carta enviada ao Ministério Público (MP) como resposta à solicitude que no domingo passado que lhe fez o agente do MP, José Luis Aguirre Montalvo, para que ajude a retornar da Colômbia ao México a dois religiosos da Ordem da Santa Teresa, acusados de corrupção de menores em Iztapalapa.

No texto, o Cardeal reiterou sua disposição de colaborar com as autoridades, pedindo que quando ocorrerem casos relacionados com o clero regular, dirijam-se às ordens religiosas às quais pertencem, porque a Arquidiocese do México só tem sob seu regime o clero diocesano.

Dias atrás, o Cardeal afirmou sua disposição de ajudar a qualquer autoridade "porque acredito na justiça, estou convencido de que se algum menino foi molestado, foi vítima de algum sacerdote tem que fazer-se justiça. Vocês sabem do amor e do carinho que tenho pelas crianças e sempre as defenderei. Defenderei as crianças antes que a qualquer outra pessoa".