O Papa João Paulo II expressou seu pesar pelo duplo desastre aéreo acontecido na Rússia no dia 24 de agosto e que deixou um saldo de 98 mortos, em um telegrama que foi enviado ontem ao Núncio Apostólico em Moscou.

Os dois aviões decolaram do aeroporto de Moscou na terça-feira pela manhã e ambos  desapareceram do radar quase ao mesmo tempo. Um dos aviões chocou-se a 200 km. ao sul de Moscou na região da Tula; O outro caiu 800 km. mais ao sul, perto de Rostov.

As autoridades russas iniciaram uma investigação. Ainda não foi descartada completamente a possibilidade de que os desastres se devam a atos terroristas.

O Secretário de estado Vaticano, Cardeal Angelo Sodano, enviou o telegrama em nome do Pontífice. Nele, o Papa pede ao Núncio, Dom Antonio Mennini, que transmita seus “sentimentos de grande pesar” às autoridades russas e às famílias das vítimas.

O Santo Padre disse estar rezando pelos falecidos e confiou que “Deus confortará àqueles que sofrem esta grande perda de seus seres queridos”.