Durante em encontro com milhares de jovens universitários de Roma na tarde da quinta-feira na Basílica vaticana, o Papa Bento XVI recordou que o Natal é, sobre tudo, a celebração do grande presente que Deus faz de si mesmo.

“Os presentes natalinos nos lembram o dom por excelência que o Filho de Deus fez de si mesmo na Encarnação”, disse o Santo Padre; e acrescentou que “Natal é o dia em que Deus se entregou à humanidade e este dom se faz perfeito, por dizer assim, na Eucaristia”.

“O mistério eucarístico –continuou– constitui o ponto de convergência privilegiado entre os diversos âmbitos da existência cristã, incluído o da investigação intelectual” e “a Eucaristia alimenta na pessoa que se nutre assiduamente e com fé dela, uma fecunda unidade entre contemplação e ação”.

Se referindo à iminente chegada do Natal, o Pontífice assinalou que “na gruta do Presépio adoramos ao mesmo Senhor que no sacramento eucarístico quis se fazer o nosso alimento espiritual, para transformar o mundo de dentro, a partir do coração do ser humano”.

O Papa assinalou que a Virgem Maria foi “a primeira que contemplou a humanidade do Verbo encarnado, a humanidade da Sabedoria Divina”. No Menino Jesus, a Virgem “reconhecia o rosto humano de Deus, de modo que a misteriosa Sabedoria do Filho se gravou na mente e no coração da Mãe”.

“Por isso –concluiu–, Maria se converteu em ‘Trono da Sabedoria’, e com este título é venerada em particular pela comunidade acadêmica romana. À ‘Sedes Sapientiae’ está dedicado um ícone especial, que partindo de Roma já visitou vários países, peregrinando através das instituições universitárias. Hoje está aqui presente, porque passa da delegação proveniente da Bulgária a da Albânia".