O Bispo de Matamoros, Dom Faustino Armendáriz Jiménez, destacou que apesar de ter passado 475 anos das aparições da Virgem de Guadalupe, a fé dos mexicanos continua se renovando a cada ano.

O Prelado afirmou que embora o ardor à Guadalupana se registra em todo o país, "é nos municípios de Reynosa e Matamoros e nos povoados menores onde se dão estas manifestações de fé de maneira especial".

"Tudo isto nos fortalece na esperança, na fé e nas vontades de anunciar o que a Virgem de Guadalupe vem a nos anunciar, que é a seu filho Jesus, que é uma boa notícia em meio de tantas más notícias", acrescentou.

Dom Armendáriz indicou que "os rostos de nosso povo se consolam, enchem-se de serenidade quando observam o rosto afável e terno de Maria, produto de sua proximidade com Deus".

"Esta é possivelmente uma das tradições mais importantes que temos, e este ardor para a Virgem de Guadalupe nos ajuda a resgatar muitas de nossas tradições, especialmente a assistência à Missa dominical", anotou.

Finalmente, o Bispo de Matamoros, convidou os mexicanos a fortalecer a fé na Virgem de Guadalupe ao longo de todos os dias do ano e recordou que "Ela é portadora da vida porque nos trouxe para seu filho amado".