Depois de uma deterioração generalizada de seu estado de saúde, o Arcebispo Emérito de Toledo, Cardeal Marcelo González Martín, faleceu nesta quinta-feira em Fuentes da Nava (Palencia), cidade na qual o Cardeal residiu nos últimos anos.

O anúncio da morte do Cardeal espanhol nascido em Valladolid em 1918 foi feito pelo Jesus Gutiérrez Matía, prefeito de Fontes de Nava.

O Arcebispo de Toledo, Dom Antonio Cañizares Llovera, viajou imediatamente a Fuentes de Nava para acompanhar o cadáver do Cardeal até a Sede Primaz onde presidirá a Santa Missa de exéquias na Catedral depois do velório a realizar-se na Capela da Imaculada do Arcebispado.

Fontes arquidiocesanas informaram que Dom Cañizares expressou seu pesar e o da Igreja em Toledo e solicitou a todos os paroquianos que ofereçam orações e sufrágios pelo trânsito do Cardeal González Martín à Casa do Pai.

O Arcebispo emérito de Toledo, filho de um pequeno comerciante, ingressou no Seminário diocesano de Valladolid em 1935. Ali cursou estudos eclesiásticos, continuando sua formação na Universidade Pontifícia de Comillas, em que se licenciou em Teologia em 1940.

O Cardeal foi ordenado sacerdote em 1941, renomado Bispo da Astorga (León) em 1960, e seis anos mais tarde foi designado Arcebispo Ajudante, com direito a sucessão, do Arcebispado de Barcelona, ao que acessou em 1967. Em 1971 foi renomado Arcebispo da sede primada de Toledo.

Foi criado Cardeal em 1973, e desde 1998, acadêmico de honra da Real Academia de Doutores. Em 1993 apresentou sua renúncia ao Papa como Arcebispo de Toledo e Primado da Espanha, ao completar 75 anos, o limite de idade estabelecido pela legislação canônica.