O Secretariado Nacional para a Família da Conferência Episcopal Argentina propôs que a família e o matrimônio sejam a prioridade das diversas pastorais no país, em um tempo marcado por diversos ataques contra estas instituições.

"Por ação ou por omissão, por presença ou por ausência, a família marca para sempre a estrutura da personalidade humana. Não podemos atender pastoralmente o homem se descuidarmos a importância de seu contexto familiar", recorda o Secretariado na convocatória.

Conforme informou a AICA, o Secretariado recordou que "a pastoral familiar é um projeto a longo prazo que deve iniciar agora", e explica que seus destinatários finais são "as crianças que estão em nossos berços".

"A família precisa urgentemente receber a influência de todas as pastorais e influir por sua vez em cada uma delas", indica e propõe três linhas de ação simultâneas: o acompanhamento das famílias e seus membros nas diferentes etapas da vida; a prevenção, para advertir e indicar os perigos que ameaçam a matrimônios e famílias; e a ação direta, a fim de intervir nas situações em que estas instituições foram afetadas em seu desenvolvimento natural e necessitam ajuda para processar-se em seu projeto de vida cristã.

O Secretariado destacou como "eficazes instrumentos de pastoral tanto no assistencial como no preventivo", os centros de acolhida à vida e os centros de orientação familiar que "cumprem a dupla tarefa de atender e assistir e de capacitar os agentes de pastoral em vistas a um trabalho de futuro".

Do mesmo modo, precisou que a articulação do projeto "deve iniciar-se nas bases, no seio de cada paróquia. Em seus territórios as famílias vivem, gozam, sofrem e trabalham. Ali os pais educam ou não educam, contêm ou expulsam a seus filhos, acompanham ou abandonam. Onde os problemas são de carne e osso e suas realidades não estão contidos em nenhum livro. Ali onde estão, esperam por nós e precisam de nós".

Para mais informação visite o site http://www.matrimonioyfamilia.org.ar