O Pacto pela Vida e a Dignidade convocou, com o lema "Abortos: nem impunidade nem fraude de lei", a uma grande manifestação nesta quinta-feira, dia 14, em frente à clínica abortista Ginemedex, na qual se praticam abortos sem importar o tempo de gestação.

Os organizadores recordaram que recentemente a televisão pública dinamarquesa emitiu uma reportagem que demonstrou que a clínica Ginemedex pratica abortos fora da lei, "qualquer seja o tempo de gestação" do bebê. Acrescentaram que "faz dois anos, The Sunday Telegraph publicou duas reportagens na mesma linha".

"Ao longo destes dois anos, grupos pró-vida foram se concentrando nos dias 11 de cada mês em frente à clínica, já que era amplamente conhecido o descumprimento da lei por parte dos diretores e pessoal médico desta clínica e do grupo Emece. Entretanto, para a próxima quinta-feira se prevê uma grande manifestação", afirmaram.

Indicaram que logo depois de expressar-se em frente à clínica abortista, os manifestantes se dirigirão ao Colégio de Médicos de Barcelona, "que tampouco se distinguiu pela defesa da vida nem por reclamar o cumprimento da lei neste aspecto".

O Pacto pela Vida e a Dignidade reune uma centena de grupos Pró-vida, entre os que se encontram e-cristians, a Federação de Associações Pró-vida, o Grup d'Entitats Catalãs da Família, Ação Familiar, FERT, Comunhão e Libertação, Metges Cristians, Comunidades Neocatecumenaiss, Fundação DIF, Profissionais pela Ética e outros.

Por outro lado, informou-se que e-cristians, apresentou um processo contra o proprietário da clínica, Carlos Morín, e uma queixa no Colégio de Médicos de Barcelona.