"Após o colapso do comunismo muitas pessoas em nosso país chegaram à Igreja e procuraram Deus. Mas quando se abriu o caminho para a prosperidade, a orientação para Deus se perdeu. Hoje, ‘colhemos’ os frutos deste rumo equivocado: uma sociedade sem Deus", disse o Arcebispo de Praga, Cardeal Miroslav Vlk, durante sua visita à sede da organização Ajuda à Igreja Necessitada (AIN)

O Cardeal indicou que "perdemos os valores fundamentais que incluem o respeito pelo outro e pela vida. O egoísmo se expande cada vez mais e o que nossa sociedade precisa são os valores que perderam".

O Arcebispo destacou o papel dos leigos comprometidos, especialmente quando se acentua a escassez de sacerdotes. "Neste ano em Praga temos 65 catecúmenos entre 20 e 25 anos. Os mais importante é nosso testemunho cristão", acrescentou.

"Hoje, a Igreja em República Tcheca tem muitas possibilidades de difundir sua fé, mas não muitos meios para fazê-lo, principalmente devido a que não foram totalmente restituídas as propriedades da Igreja", disse.