A Conferência Episcopal da Colômbia exortou os colombianos a aproveitar a celebração de Natal para compreender que a paz é um dom de Deus concedido aos homens, que só é possível se construída diariamente com as obras de justiça e de amor.

Em uma mensagem de Natal, os bispos colombianos assinalaram que na raiz da larga história de violência vivida na Colômbia durante o último século, está infelizmente a injustiça, a corrupção, as ânsias de poder, os desejos de enriquecimento rápido, o materialismo e a constante perda de valores.

"Todos estes problemas nos explicam claramente que a violência, além de ser daninha, não resolve os problemas que a originam. O povo não ganha, mas perde; porque só da Paz e com a Paz, pode-se garantir o respeito da dignidade humana e de seus direitos fundamentais", anotaram.

Os prelados também recordaram que "no Natal celebramos o Mistério da Encarnação porque Jesus veio para unir o que estava dividido, para destruir o pecado e o ódio, despertando na humanidade a vocação à unidade e à fraternidade".

"Jesus é nossa Paz, é o princípio e o exemplo desta humanidade renovada, cheia de amor fraterno, de sinceridade e de espírito de paz a que todos aspiramos", concluíram.