O Bispo de San Cristóbal, Dom Mario Moronta, indicou que frente à mentalidade comercial e consumista que invadiu o tempo de Natal, "todos os fiéis devem recordar que o que realmente se celebra nesse dia é a presença de Deus entre nós".

"Às vezes, pode dar a impressão de que o Natal é um tempo para gastar e esbanjar. Entretanto, o que celebramos é a presença de Deus que ama, fato que nos convida a amar a todos. Daí que esta celebração deva ser também a festa da solidariedade que nos permite nos aproximar dos demais para compartilhar o que temos," anotou o Prelado.

Dom Moronta destacou que no Natal todos comemorássemos em cada um de nossos lares o nascimento do Menino Jesus, pára dessa maneira "renovar a fé nele, quem fez presente no mundo o amor de Deus Pai".

"O que celebramos é o nascimento do redentor, do Filho de Deus, que veio como testemunha do Pai a nos dar a conhecer a Verdade e a nos introduzir na plenitude da salvação. Ao longo dos séculos, a Igreja e a humanidade vieram celebrando esta festa com especial dedicação, e isso influiu na arte e na cultura dos povos", acrescentou.

Do mesmo modo, indicou que esta data "é uma ocasião propícia para orar, refletir e reiterar o compromisso que adquirimos como discípulos de Jesus e para nos deixar encher pela luz e a força do Deus que se fez homem para nos dar a liberdade".

Finalmente, o Bispo de San Cristóbal destacou que tanto o tempo de Advento como o de Natal requer que cada um dos membros da Igreja tenha consciência de que somos discípulos de Jesus e atuemos como tais. "O discípulo conhece seu Mestre e permanece em comunhão com Ele , imita-o e segue seu ensinamento; dá-o a conhecer através de seu testemunho de vida no lar, no trabalho, na escola ou na vizinhança", concluiu.