Continuando com a catequese sobre os Apóstolos e os primeiros membros da Igreja, o Papa Bento XVI dedicou a Audiência Geral dessa quarta-feira às figuras dos Santos Timóteo e Tito, dois dos colaboradores mais estreitos de São Paulo e destinatários de suas cartas neotestamentárias.

Bento XVI recordou que Timóteo, “pastor de grande destaque”, foi o primeiro Bispo de Éfeso, enquanto Tito, a quem Paulo definiu como seu “verdadeiro filho na fé comum”, foi Bispo de Creta.

Estes personagens, disse o Santo Padre, "nos dizem que São Paulo se serve de colaboradores para sua missão: ele é o apóstolo por antonomásia, mas não estava sozinho, apoiava-se em pessoas de confiança que compartilhavam suas dificuldades e responsabilidades".

O Santo Padre destacou “a prontidão” de Timóteo e Tito para "assumir diversos encargos, que consistiam freqüentemente em representar Paulo em ocasiões às vezes nada fáceis, nos ensinando assim a servir o Evangelho com generosidade, sabendo que isto implica um serviço à Igreja".

Bento XVI citou como exemplo as palavras que São Paulo dirige a Tito em sua epístola, exortando-o a permanecer firme na verdadeira doutrina "para que os que já tenham acreditado em Deus coloquem empenho em ser reconhecidos pelas boas obras. Isto é bom e útil para os homens".

"Mediante o nosso compromisso concreto devemos e podemos descobrir a verdade dessas palavras, especialmente neste tempo de Advento: também nós devemos ser ricos em boas obras para abrir assim as portas do mundo a Cristo, nosso Salvador”.