O Arcebispo de Santiago, Cardeal Javier Errázuriz, e o Presidente da Conferência Episcopal Chilena (CECH), Dom Alejandro Goic, fizeram um chamado aos partidários e caluniadores do ex-mandatário Augusto Pinochet a enfrentar sua morte com serenidade e respeito.

Desde que se anunciou o falecimento do ex-governante, foram registradas várias manifestações e fortes distúrbios em Santiago e em Valparaíso. Conforme relatórios oficiais, dezenas de pessoas foram detidas.

Ao celebrar uma Missa de exéquias na Escola Militar de Santiago, onde está sendo velado o corpo de Pinochet, o Cardeal Errázuriz fez um chamado à serenidade no país e pediu "ao Senhor que é misericordioso, que é a fonte de todos os bens, que Ele também o perdoe, que tome em conta todo o bem que fez". "Sabemos que quanto mais alta é a autoridade mais brilham suas qualidades e também seus enganos", acrescentou.

Por sua vez, Dom Goic convidou a evitar provocações e a assumir sua morte com uma atitude serena porque mais à frente do julgamento histórico sobre sua figura, diante da morte inevitável para todo ser humano a atitude que corresponde é de respeito.

Também fez um chamado fraterno à comunidade nacional a que se evitem provocações, a favor e em contra do ex-governante. "O país precisa meditar este acontecimento com paz e respeito. Temos que ter serenidade e prudência", manifestou Dom Goic, conforme informou a Sala de Imprensa da CECH.

"Eu pessoalmente tenho minha própria opinião sobre a falta de respeito à dignidade humana que houve em seu governo. Mas o que corresponde é viver estas horas com dignidade", acrescentou.