O Papa Bento XVI elevou suas orações para que Deus conceda o descanso eterno ao Arcebispo emérito de Palermo, Cardeal Salvatore Pappalardo, que partiu ontem à Casa do Pai aos 88 anos de idade, depois de 26 intensos anos de serviço episcopal e reconhecido trabalho de luta contra a máfia na região siciliana.

Em um telegrama enviado ao Cardeal Salvatore De Giorgi, atual Arcebispo de Palermo, e à irmã do falecido Cardeal, o Santo Padre expressa que eleva suas "fervorosas orações a Deus para que conceda o descanso eterno a este generoso e entregado pastor".

"Recordo com admiração sua atividade apostólica múltipla e fecunda, animada pelo desejo de anunciar a Cristo e de acompanhar com seu magistério iluminado o caminho de crescimento moral e cultural da sociedade palermitana", assinala o Papa

Durante seu exercício episcopal, o falecido Cardeal presidiu as exéquias do general do corpo de carabineiros Carlo Alberto Dalla Chiesa, e dos juizes Giovanni Falcone e Paolo Borsellino, assassinados pela máfia.

Suas homilias foram famosas não só por seu duro ataque aos mafiosos, a quem chamava "assassinos", mas também por denunciar a falta de ajuda por parte do Estado para combatê-los.

"Dou-lhe meus mais sentido pêsames –continua o Santo Padre– junto aos familiares do Cardeal, assim como ao presbitério, às comunidades religiosas e a todos os fiéis desta querida arquidiocese e reparto a consoladora bênção apostólica, como sinal de fé e esperança cristãs no Senhor ressuscitado".

Depois de conhecer a notícia de sua partida, o Prefeito de Palermo, Leoluca Orlando, declarou que o Cardeal Pappalardo foi "para muitos um exemplo humano ético e um exemplo de laicidade e atenção nas relações entre Estado e Igreja".