A Comissão Diocesana de Ensino e Educação Católica do Arcebispado de Valência, através do Secretariado de Pais, projeta criar no próximo ano foros para pais de família católicos com filhos em escolas públicas, para motivá-los a participar dos conselhos escolares e associações de pais e mães.

Fontes do Secretariado de Pais informaram à agência AVAN que a iniciativa entrará em andamento no próximo ano, para "interpelar os pais em sua tarefa como educadores dos filhos e de leigos comprometidos para fazer real e vivo na escola o pluralismo social que garante a Constituição".

O projeto está dirigido a pais "com compromisso cristão e o desejo de que neste tipo de escola se fomente uma educação integral de qualidade apoiada em valores". Os pais receberão o assessoramento de profissionais como psicólogos, professores, médicos e advogados, assim como o acompanhamento de párocos, catequistas e professores de religião.

"Trata-se de motivá-los e lhes conscientizá-los da necessidade atual de cooperação que tem a educação cristã", indicaram as fontes. A iniciativa é parte do Plano Pastoral 2007 da Comissão Diocesana de Educação e Ensino Católico do Arcebispado.