O Bispo de San Isidro, Dom Jorge Casaretto, destacou a necessidade de retomar as "três dimensões que João Paulo II convidava a viver quando entrávamos no Terceiro Milênio": gratidão pelo passado, paixão presentemente e confiança no futuro, ao iniciar o Jubileu da Diocese que dirige, por ocasião do 50° aniversário de sua criação.

O Prelado, depois de recordar o lema deste jubileu: "quem permanece em mim e eu nele, dará muito fruto", indicou que a gratidão pelo passado "deve-se a que Jesus permaneceu junto a nós nestes cinqüenta anos. É importante ver que, essa presença de Jesus foi uma presença eucarística, foi a presença Dele em sua Palavra, sua presença nos pobres, sua presença no Povo de Deus".

Em seguida, Dom Casaretto explicou que a gratidão a Jesus se deve a que "Dele recebemos tudo, ele está no centro da vida da Igreja e deve estar no centro da vida de cada um de nós". "Por isso, quando olhamos estes cinqüenta anos, brota de nosso coração a gratidão, brota também, olhando nossa pequenez, o arrependimento, o pedido de perdão, todas estas dimensões que a humanidade tem se que perguntar frente à transcendência de Deus e que é bom que nos perguntemos para pedir perdão por nossos pecados", acrescentou.

Ao comentar que os cristãos vivem com paixão o presente, o Bispo disse que isto acontece "justamente porque Jesus está vivo no meio de nós. E a presença de Jesus desperta em nós os mesmos sentimentos que, fazendo a comparação, poderíamos dizer, desperta um apaixonado em sua apaixonada. A presença de Jesus é a presença de todo o amor de Deus" que desperta em nós "um apaixonado amor de resposta" para oferecer "ao mundo de hoje".

Para precisar a razão pela qual os fiéis cristãos vivem a confiança no futuro, o Prelado lembrou que "este Jesus que permaneceu em todo este tempo seguirá permanecendo, este Jesus nos diz no Evangelho de hoje, ‘se realmente permanecerdes em mim, pedi o que necessitais e o Pai vos dará’, esta confiança se apóia justamente no amor total, infinito de Deus sobre nossas vidas".

Finalmente, o Bispo de San Isidro convidou os participantes da Missa "a dar graças a Deus e a avançar neste caminho celebrativo durante todo o próximo ano, com muita gratidão pelo passado, com muito paixão por viver o Evangelho no presente e com muita confiança que o Senhor que começou em nós a boa obra a levará até o fim".