Milhares de fiéis se congregaram na Praça de São Pedro para rezar o Ângelus Dominical com o Papa Bento XVI, que de volta depois de consagrar sua primeira paróquia em Roma, lembrou que preparar-se para o Natal é sinônimo de comprometer-se a construir a morada de Deus com os homens.

O Pontífice assinalou que "nestes dias a liturgia nos recorda constantemente que ‘Deus vem’ para visitar seu povo, para morar no meio dos homens e formar com eles uma comunhão de amor e de vida, quer dizer uma família".

Em seguida falou sobre a realidade da igreja-edifício, que é "sinal concreto da Igreja-comunidade, formada pelas ‘pedras vivas’ que são os fiéis".

"Se é Deus quem toma a iniciativa de dever habitar no meio dos homens, e é sempre Ele o artífice principal deste projeto, é também verdade que Ele não quer realizá-lo sem nossa ativa colaboração", prosseguiu o Papa.

Sobre a preparação para o Natal acrescentou que isto "significa comprometer-se a construir a ‘morada de Deus com os homens’. Ninguém está excluído; cada um pode e deve contribuir para que esta casa da comunhão seja mais espaçosa e bela".

Deste modo indicou que "o Advento nos convida a dirigir o olhar para a Jerusalém celeste, que é o fim último de nosso terreno peregrinar" e que "nos exorta a nos comprometer com a oração, a conversão e as boas obras, a acolher Jesus em nossa vida, para construir junto a Ele este edifício espiritual do qual cada um de nós é pedra preciosa".

Visita Paroquial

Mais cedo durante a manhã, o Papa Bento XVI consagrou a nova paróquia romana da Santa Maria da Nova Evangelização, onde animou os fiéis a seguir a Maria "Estrela" neste tempo de Advento; dirigindo uma especial saudação aos membros da "Gioventú Ardente Mariana" (Juventude Ardente Mariana), uma organização juvenil ativa na Itália na difusão da piedade filial a Maria.