O presidente do Comitê de Política Internacional da Conferência Episcopal dos Estados Unidos (USCCB), Dom Thomas Wenski, pediu à Secretária de Estado americano, Condoleeza Rice, aumentar seus esforços com a comunidade internacional para estabelecer a paz, a estabilidade e a reforma política no Líbano.

Dom Wenski assinalou que o “recente assassinato do ministro Pierre Gemayel constitui um sinal da aprofundamento da crise no Líbano”, debilitou a democracia e acentuado a presença de radicais no governo desse país.

“Estados Unidos –assinalou Dom Wenski- em coordenação com o Conselho de Segurança das Nações Unidas, deve trabalhar com maior decisão para fortalecer o atual cessar  fogo e apoiar a força de Paz da ONU e assim afirmar a autoridade do governo libanês especialmente no sul do país”.

O Prelado americano assinalou que os Estados Unidos deve unir-se à comunidade internacional para prover assistência humanitária e assistencial ao Líbano, ajudando a reconstruir a infra-estrutura devastada pela recente Guerra.

“Devemos substituir a desesperança que alimenta o radicalismo com uma esperança por um melhor futuro para o já longamente sofrido povo libanês”, destacou Dom Wenski.