O Arcebispo de Toledo e Primaz da Espanha, Cardeal Antonio Cañizares Llovera, chamou os fiéis a se esforçarem para renovar a pastoral de iniciação cristã sem medo dos tempos difíceis, porque “é a hora de Deus e Ele não nos deixa sozinhos nesta tarefa tão fundamental”.

Em sua carta pastoral para o Advento, o Cardeal lembrou as palavras do então Cardeal Joseph Ratzinger, hoje Papa Bento XVI, que afirmou que “o problema central de nosso tempo é a ausência de Deus”, que se reflete no “problema de moralidade” e de “recomposição moral” que vive a sociedade.

Por isso, escreveu o Arcebispo, o hoje Pontífice chamou a “voltar para o essencial, devemos voltar para Deus. "Isto é o fundamental, prioritário e irrenunciável. Ao homem de nosso tempo, desgarrado e dividido por tantos fragmentos de verdade, sem encontrar ainda sua tão necessitada unidade, é preciso oferecer aquilo essencial que requer para dar sentido a sua vida”, afirmou o Cardeal Cañizares.

Nesse sentido, chamou os toledanos a participar do Plano Pastoral que neste ano “se encaminha a potencializar e fortalecer a pastoral da iniciação cristã”, com o objetivo de “fazer cristãos fortes e vigorosos na fé, valentes e corajosos na esperança, vivos e decididos na caridade de Cristo”, e portanto, identificados com Ele.

Para isso, pediu ter em conta “alguns pontos concretos”, como são promover “o uso do Catecismo da Igreja Católica e do Compêndio do Catecismo como instrumentos fundamentais”, a educação cristã na família, “a caridade como ambiente e clima para a iniciação cristã”, e enfatizar “algumas exigências da identidade cristã hoje”.

O Cardeal também destacou a importância do testemunho. “Que nos note e distinga aos cristãos que somos cristãos em meio de uma sociedade plural, que somos de Cristo”, indicou.

“Concluo chamando a todos à esperança. É a hora de Deus e Ele não nos deixa sozinhos nesta tarefa tão fundamental, que, em certo modo não é nossa, mas sim dela (...). Contamos com sua ajuda e com sua graça, que nos fortalece e anima. Não podemos nos arredar diante das dificuldades, nem cruzar os braços”, afirmou.

A carta completa se encontra em  http://www.architoledo.org/arzobispo/Carta%20Pastoral%202006.htm