O Papa Bento XVI aceitou a renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese polonesa de Varsóvia apresentada pelo Cardeal Józef Glemp por limite de idade e nomeou como seu sucessor o até agora Bispo de Plock, Dom Stanislaw Wojciech Wielgus.

Em uma carta com motivo da aceitação da demissão do Arcebispo Primaz da Polônia, próximo a completar 77 anos de idade, o Santo Padre agradeceu ao Cardeal por seus 25 anos de serviço solícito à frente da Arquidiocese que conserva os restos de São Adalberto mártir, Padroeiro da Polônia. O Cardeal Glemp, e agora o Arcebispo Wielgus, são sucessores do Cardeal Stefan Wyszynski, falecido em maio de 1981.

Dom Wielgus nasceu em 23 de abril de 1939 en Wierzchowiska, e foi ordenado sacerdote em 10 de junho de 1962 para a Arquidiocese de Lublin. De 1962 a 1969 foi vigário paroquial em três paróquias realizando ao mesmo tempo seus estudos de especialização. De 1969 até a ordenação episcopal se dedicou por inteiro à atividade didática e científica na Faculdade de Filosofia da Universidade Católica de Lublin.

Na mesma faculdade obteve os graus acadêmicos e seguiu estudos na carreira de pedagogia. realizou estudos no Instituto Martin Grabmann da Universidade de Mônaco. É especialista em história da filosofia medieval e história da filosofia na Polônia.

Desde 1989 foi reitor da Universidade Católica de Lublin. Em 24 de maio de 1999 foi nomeado Bispo de Plock e recebeu a consagração episcopal em 1° de agosto de 1999. Na Conferência Episcopal é membro do Conselho Permanente; Presidente da Comissão conjunta de representantes do Governo e da Conferência Episcopal Polonesa e Presidente do Conselho Científico que se ocupa da instituição acadêmica eclesiástica. É consultor da Congregação para a Educação Católica.

A Arquidiocese metropolitana de Varsóvia tem uma superfície de três mil e 350 quilômetros quadrados e uma população de pouco mais de um milhão e meio de habitantes, a maioria católicos. São mil e 76 os sacerdotes e três mil e onze quão religiosos colaboram com o Arcebispo e seus três bispos auxiliares na atenção pastoral da Arquidiocese.