O Papa Bento XVI erigiu a diocese de São José dos Pinhais, com território desmembrado da Arquidiocese de Curitiba, e nomeou o Bispo Ladislau Biernaski, C.M., até agora Auxiliar de Curitiba, primeiro Bispo da nova diocese.

Dom Biernaski nasceu em 1937 em Almirante Tamandaré, estado de Paraná. Realizou seus estudos filosóficos e teológicos no Studium Theologicum dos Padres Claretianos.

Foi ordenado sacerdote em 6 de junho de 1963 como membro da Congregação da Missão (Lazaristas). É licenciado em Filosofia no Instituto Católico de Paris. De retorno ao Brasil, foi professor e reitor do seminário da Congregação em Curitiba, Assistente Provincial, Provincial e membro do Conselho presbiteral da Arquidiocese.

Em 19 de abril de 1979 foi nomeado Bispo Auxiliar de Curitiba e ordenado Bispo pelo Papa João Paulo II na Basílica de São Pedro no Vaticano em 27 de maio do mesmo ano.

A nova diocese, sufragânea da Igreja metropolitana de Curitiba, está localizada ao sul do estado do Paraná e tem uma superfície de sete mil e 172 quilômetros quadrados. São José dois Pinhais tem uma população de quase 650 mil habitantes, 500 mil deles católicos. Para a atenção pastoral da diocese que está composta por 31 paróquias, Dom Biernaski conta com 58 sacerdotes e 165 religiosos.