O Bispo de Callao, Dom Miguel Irizar, informou que em 8 de dezembro de 2007, Pachacútec, uma das zonas mais pobres de sua diocese, contará com um novo mosteiro de religiosas de clausura de vida comtemplativa.

Em uma Missa celebrada na Paróquia São Gabriel da Dolorosa de Pachacútec em honra à Virgem do Carmo, o Prelado assinalou que este novo presente de Deus será fundado por religiosas cistercienses da Dinamarca e acolherá, assim que concluir sua construção, a jovens peruanas e de outras partes do mundo.

Dom Irizar recordou que recentemente o Papa Bento XVI destacou a importância dos mosteiros de vida comtemplativa manifestando que estes se apresentam como "um oásis em que o homem, peregrino na terra, pode beber melhor nas fontes do Espírito e saciar-se com o passar do caminho".

"Estes lugares, aparentemente inúteis, são em realidade indispensáveis, como os pulmões verdes de uma cidade, fazem bem a todos, inclusive a quem não os freqüenta e talvez ignoram sua presença. É assim logo teremos um pulmão verde no coração de Pachacútec como o temos agora em Oquendo com as Carmelitas", indicou.

Ao finalizar a Eucaristia, o Bispo de Callao enviou a cerca de 500 missionários a anunciar a Boa Notícia de Jesus Cristo pelas casas dos assentamentos humanos de Pachacútec.