O Arcebispo de Pamplona e Tudela, Dom Fernando Sebastián, afirmou que em tempos em que "sob a pressão do laicismo dominante muitos cristãos sentem a tentação da indiferença, do retraimento ou inclusive da deserção e do abandono, São Francisco nos convida a renovar nosso amor sincero e entusiasta a Jesus Cristo, a caminhar pela vida com a segurança e a força que nos dá o amor de Deus".

O Prelado fez esta afirmação durante a Missa de encerramento do 5º Centenário do Nascimento de São Francisco Xavier, copadroeiro de Navarra. A Eucaristia se realizou no Sala Francisco do Jasso.

Durante a homilia, o Prelado afirmou que o santo continua sendo "o missionário de vanguarda", por isso pediu para que seu exemplo leve aos católicos a "ser discípulos fiéis e entusiastas de Jesus".

"Para todos a peregrinação a Xavier foi um momento de graça, de renovação espiritual e de fôlego apostólico", assinalou Dom Sebastián. Nesse sentido, destacou a presença que São Francisco Xavier tem no coração dos navarros, os católicos espanhóis e a Igreja Universal.

O Ano Xaveriano, afirmou, "foi um ano esplêndido, com celebrações maravilhosas no campo da cultura e com frutos espirituais abundantes" e indicou que se registraram quase um milhão e meio de visitas a Xavier durante as celebrações.

Na Missa estiveram presentes o Arcebispo de Zaragoza, Dom Manuel Ureña; o Bispo de Huesca-Jaca, Dom Jesus Sanz Montes; o delegado do Superior Geral da Companhia de Jesus, Ignacio Echarte; o Presidente do Governo de Navarra, Miguel Sanz, entre outros.

São Francisco Xavier nasceu em 7 de abril de 1506 e faleceu em Sancián um 3 de dezembro de 1552.

A homilia completa se encontra em http://www.iglesianavarra.org/6106homilia_clausurajavier.htm