O Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani, elogiou o filme "Jesus. A História do Nascimento", considerou que esta pode ajudar a revalorizar a família e recordar quanto Deus ama a humanidade.

Depois de assistir à pré-estréia do filme, que no 14 de dezembro chegará às salas da capital peruana, o Cardeal manifestou seu agrado pela produção. "Saio contente e fortalecido na fé", declarou à ACI Prensa.

O Cardeal assinalou que este é "um filme muito atual, muito de nosso tempo, salvo por alguns detalhes está muito bem refletido o papel de Maria Santíssima, São José e todas as circunstâncias de lugar e tempo" que envolveram o nascimento do Senhor.

Neste sentido, precisou que o filme permite recuperar o valor da família através de Maria e José. Segundo o Cardeal Cipriani, quando se vê tudo o que eles tiveram que passar, "ficamos a pensar quanto tem o mundo que meditar para cuidar da vida, do amor familiar, do sacrifício da fidelidade, da pureza do amor, não só o prazer mas sim do amor, e como Deus o abençoa e e o quis para seu filho".

"Deus não lhe abreviou dores, sacrifícios, e quis que nascesse nesse maravilhoso mistério da família que hoje temos que cuidar com especial delicadeza", indicou.

Para o Cardeal, um dos momentos mais intensos do filme foi a representação do nascimento do Menino Jesus porque recorda "esse mistério do poder de Deus que procurou o lugar mais humilde para trazer o maior presente à humanidade". "Esse contraste continua estando muito presente em nossas vidas, o mistério de Deus que nos ilumina e contrasta nossas fragilidades", acrescentou.

"Está muito bem obtida e nos fortalece na fé, nos enche de esperança e nos compromete diante desse Deus que se fez homem, que habitou entre nós e através deste filme nos recorda quanto nos ama e nos busca", indicou.

O Cardeal Cipriani expressou sua esperança em que o filme ajude "muito à fé das pessoas e tomara que a arte e a cultura continuem fazendo presente estes mistérios da fé".

Diante das próximas festas natalinas, o Arcebispo de Lima pediu lembrar que "Deus se faz homem e participa realmente em nossas em vidas", além disso exortou a viver "as palavras do Papa Bento XVI: ‘Cristo não tira nada, dá tudo’. Podemos fazer um exame de consciência e nos dar conta que com sua vinda à terra Jesus traz tudo, não nos tira nada e podemos nos perguntar o que damos nós a Jesus".

Sobre o filme

"The Nativity Story" ("Jesus. A história do Nascimento") estreou na Sala Paulo VI do Vaticano. foi produzida por New Line Cinema, um dos estúdios mais conhecidos de Hollywood, e apresenta a história do nascimento de Jesus desde Anunciação do Anjo Gabriel à Virgem María até a visita dos sábios do Oriente ao Menino Deus.

Rodada na cidade italiana de Matera, cenário de A Paixão de Cristo, o filme é protagonizado pela jovem atriz Keisha Castle Hughes no papel de Maria. Castle Hughes alcançou fama mundial em 2004 quando foi nomeada ao Oscar a melhor atriz.

O filme é dirigido por Catherine Hardwicke, o papel de José é do ator Oscar Isaac.

Para mais informações, visite o site oficial do filme em inglês: http://www.thenativitystory.com