O Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco Varela, afirmou que frente a uma sociedade de costas a Deus, os jovens "sentem mais vertiginosamente essa solidão existencial que lhes rompe e desanima por dentro e os perde por fora".

Ao dedicar sua mensagem dominical na rede COPE ao Advento, o Cardeal indicou que o homem resiste a reconhecer a Deus. "Quantos o negam hoje na Europa, na Espanha e em Madri? João Paulo II não duvidou em falar da apostasia silenciosa’ dos europeus; Bento XVI, do triunfo do relativismo ético; os bispos espanhóis, da secularização interna’ da Igreja", precisou.

Em seguida, o Arcebispo explicou que "as jovens gerações são as que sofrem em suas vidas mais fortemente o impacto dessa corrente de pensamento, de cultura e de vida, radicalmente laicista, que volta a caracterizar a amplos e influentes setores de nossa sociedade, que não têm reparos em confrontar seu futuro pessoal e o futuro da história comum como se Deus não existisse e não tivesse intervindo para nada na história humana". A conseqüência desta "teimosia imanentista é a solidão do homem: sem Deus fica sozinho", precisou o Cardeal.

Ao comentar em seguida a busca da felicidade do homem quando é jovem, o Cardeal pôs como exemplo Maria. "Ela sim soube converter o anseio e a incerteza, tão típicos dos modos humanos de enfrentar-se com o futuro, em uma atitude de confiança plena e de entrega incondicional e amorosa à vontade de Deus", disse

Para o Cardeal Rouco, "partir de Cristo Ressuscitado" é a "vocação, a razão de ser e o cerne da Igreja que não muda com os tempos, mas que se apresenta sempre de novo como interpelação permanente que tem que assumir-se ano a ano, fazendo-o presente e viva atualidade no cambiante ritmo da vida dos homens e das gerações por meio, sobretudo, da celebração de sua Liturgia que é a fonte e cume de toda a vida cristã".

Seguidamente se dirigiu à Virgem de Almudena, "para que por sua intercessão amorosa os jovens de Madri saibam esperar e receber neste ano da Missão Jovem de Madri, o Nascimento de Jesus Cristo, seu Filho, como Ela o fez, abrindo-lhe todas as portas de seu coração e de sua alma todo seu ser!".