Na formação das novas gerações, "trata-se de comunicar aos jovens o apreço pelo valor positivo da vida, suscitando neles o desejo de gastá-la a serviço do Bem", assegura o Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, em uma mensagem aos participantes do 22º Congresso Nacional da União Católica Italiana de Professores de Ensino médio (UCIIM).

Em sua mensagem enviada em nome do Papa Bento XVI aos participantes do Congresso celebrado em Roma e cujo tema foi "Educar na escola. Novos cenários, novas responsabilidades", o Cardeal afirma que "a formação das novas gerações exige, sobretudo neste momento histórico, uma reflexão acompanhada pela elaboração de estratégias educativas e pastorais que respondam às esperanças do universo juvenil do terceiro milênio".

"Trata-se de comunicar aos jovens o apreço pelo valor positivo da vida, despertando neles o desejo de gastá-la a serviço do Bem. Isto requer a contribuição responsável por todos: dos professores e dos pais, dos pastores e de todas as pessoas preocupadas realmente do futuro da humanidade", prossegue na mensagem.

Do mesmo modo, o Cardeal assegura que o Santo Padre aprecia o trabalho desta associação "que trabalha ativamente nas escolas, promovendo iniciativas para a preparação cultural e pedagógico-didática dos professores, cuidando especialmente seu crescimento religioso e espiritual, e sustentando todas as iniciativas úteis para educar à juventude".

O Papa "anima a prosseguir no caminho empreendido, enfrentando com valentia os desafios da época moderna", conclui.