O Papa Bento XVI nomeou hoje o Padre Alberto Serrano, do Instituto Espanhol de Missões Estrangeiras (I.E.M.E.), Bispo de Hwange no Zimbábue (África).

Dom Serrano nasceu em 14 de abril de 1942 em Zaragoza (Espanha). Estudou no Seminário de Zaragoza e, posteriormente, no de Burgos pelo I.E.M.E. Recebeu a ordenação sacerdotal em Burgos em primeiro de julho de 1966, convertendo-se em membro da mesma Sociedade de Vida Apostólica.

Depois da ordenação sacerdotal estudou em Friburgo, Suíça, obtendo a licenciatura em Teologia Dogmática. Ensinou Teologia Dogmática no Seminário de Burgos. Entre 1970 e 2004 foi assistente pároco em várias missões e serviu como docente na Escola Catequética Nacional, Diretor espiritual de noviços nos Filhos Missionários do Calvário e dos Missionários Franciscanos da Mãe de Deus.

No momento de sua designação episcopal, Dom Serrano se desempenhava como Administrador Diocesano de Hwange.

A diocese do Hwange tem uma superfície de 43 mil e 427 quilômetros quadrados e uma população de 345 mil habitantes, dos quais 41 mil são católicos. A diocese conta com 34 sacerdotes e 58 religiosos.