O Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, assinalou que o desenvolvimento do país não é trabalho exclusivo dos governantes, mas sim é uma tarefa em que toda a população deve estar envolvida.

"Não pode ser que o Presidente da República, sozinho, com sua varinha mágica, deva transformar as realidades: precisa de todos. O projeto do México se faz somente quando há contribuição de todos os mexicanos", expressou o Cardeal ao término da Missa dominical.

O Arcebispo explicou que consolidar a democracia é um processo longo "que nunca se alcança", por isso "sempre é preciso estar construindo-o". "É obvio, o novo Governo se mostrou muito propositivo, includente e muito aberto às diversas formas de pensar para que todos nos enriqueçamos neste país".

Por isso, disse aos jornalistas que "se seguimos pensando como vocês, (questionando) ‘aver o que vai dar Calderón, vamos ver que prodígios nos oferece’, não saímos do mesmo".

Do mesmo modo, indicou aos grupos opositores que "a cidadania está esperando que apresentem seus projetos e os façam valer", já que isso "é precisamente o que pode fazer avançar ao país: que todos os grupos que não obtiveram a maioria sejam propositivos". "Dessa maneira o Governo levará em conta, quer levá-los em conta. É mais, precisa deles para que o país progrida".

"Se no México nos sentimos mais irmãos, se no México nos pacificamos, se no México nos reconciliamos, sim estamos dando, mas estamos recebendo mais do que damos", afirmou.