Em um comunicado divulgado na Missa em honra à Virgem dos Milagres de Caacupé, os bispos paraguaios convidaram os jovens a serem verdadeiros protagonistas da transformação do país e lamentaram a situação dramática que atravessa grande parte da juventude pela falta de oportunidades de trabalho.

Em uma carta lida pelo Bispo Castrense e responsável pela pastoral da juventude da Conferência Episcopal Paraguaia, Dom Ricardo Valenzuela, os prelados convidaram os jovens a "serem coerentes na vida diária, qualquer que seja o lugar, a ocupação, os problemas e as aspirações que tenham".

"Nossa proposta é o seguimento de Jesus. Cristo lhes chama à santidade de vida. Convida-lhes a ser valentes, a não ter medo para comprometer-se ao serviço dos demais", anotaram.

Os bispos também mostraram sua esperança ao ver como crescem os jovens na solidariedade e na caridade, mediante o trabalho voluntário a serviço da comunidade. Acrescentaram que "este panorama alentador não pode nos fazer esquecer os problemas que lhes afetam profundamente e lhes produzem grandes tristezas e angústias, como a carência de emprego, a falta de oportunidades de educação e de outros direitos, que muitas vezes os obrigam a emigrar ou tomar o caminho dos vícios, da violência".

Finalmente os pastores exortaram os jovens a "ser discípulos, missionários e testemunhas do amor de Cristo, para superar com generosidade as situações de pobreza, corrupção e injustiças que oprimem a nosso povo".