A audiência geral desta manhã teve um especial marco Mariano e ecumênico. Em uma cerimônia carregada de afeto e  devoção, o Papa João Paulo II entregou a uma delegação vaticana o ícone da Mãe de Deus de Kazán para que  retorne à Rússia.

 Diante de sete mil peregrinos  reunidos no Vaticano, o Santo Padre presidiu uma Liturgia da Palavra na qual ofereceu uma homilia e apresentou uma oração em russo que ele mesmo compôs para a virgem que por anos acompanhou os apartamentos papais.

Em  um dos momentos mais solenes da cerimônia, o coro do Colégio Pontifício Russo em Roma entoou a ladainha Mariana ao mesmo  tempo em que o ícone, envolto em um manto dourado, foi levado em procissão para a Sala Paulo VI enquanto os fiéis podiam tocar a venerada imagem.

O Papa pediu ao Cardeal Walter Kasper, Presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, que no dia 28 de agosto entregue o ícone a “nosso irmão o patriarca Alexandre II, e através dele à  Santa igreja ortodoxa russa e a todo o povo russo”.